sábado, 26 de março de 2011

Dornes e Sertã Parte I

Como prometido aqui fica o relato de uma viagem.

No fim de semana passado, aproveitando os belos dias de Sol com que a chegada da Primavera nos presenteou, decidi dar uma volta pelo interior, mais propriamente pelo Ribatejo e Beira Baixa.
O destino estava apontado a Dornes.

Dornes
Vila ou aldeia? Em alguns locais/documentos Dornes aparece como aldeia, noutros como Vila. Estando incerto de qual deles está correcto, optei por considerar Vila de Dornes.

Dornes é uma vila histórica pertencente ao concelho de Ferreira do Zêzere.
Situa-se numa pequena península à beira Zêzere. Com a subida das águas da barragem de Castelo do Bode, passou de 43 km² de área, para 19 km².
Segundo informações pesquisadas na internet, Dornes é uma terra muito antiga. A sua fundação remonta ao séc. XII.
É também um santuário centenário visitado anualmente por cerca de três dezenas de círios oriundos de 3 Bispados.
A torre sineira pentagonal é única no país (e penso existir apenas outra em toda a Europa) e foi adaptada a partir de uma Atalaia Templária.

Dornes foi em 2007 palco da rodagem de um filme intitulado Dot.com, onde o nome de Dornes foi substituido pelo pseudónimo "Aguas Altas"
 

 


Viagem:
Apesar de ter apontado sair na sexta feira logo após o almoço, como é já hábito nunca consigo essa proeza. Há sempre algo a terminar no serviço.

Acabei por sair de  Odivelas pelas 18h e a improvisar um destino intermédio » Abrantes para pernoita.
Introduzida a área de pernoita de Abrantes no TomTom, fiz-me à estrada.
Auto-estradas estão sempre fora dos planos com a AC. Isto foi feito para passear nas calmas, e há sempre a possibilidade de uma pernoita pelo caminho até ao destino. A acrescentar há ainda o valor das portagens, que gasto de outra forma nos pode ser bem mais proveitoso do que a meia hora ou uma hora que poderemos poupar.
Como a N1 deveria estar aquele caos habitual de um final de sexta feira, rumei à Ponte Vasco da Gama, para seguir pela N118. Benavente» Alemirim » Alpiarça » Chamusca » Constância » Abrantes.

Numa determinada altura, por engano, não segui a indicação  do TomTom para virar à esquerda, e segui em frente, vendo uma placa a indicar Tramagal. Tinha a sensação que o nome não me era nada estranho, embora não me lembrasse porquê. Apenas sabia que por ali também ia dar a Abrantes. Chegado ao Tramagal a memória avivou-se do porquê me lembrar daquele nome. Já lá tinha passado de carro há uns anos. As curvas eram tantas e tão apertadas que me senti a percorrer um kartódromo com a AC. No fim daquele percurso da viagem, foi só repor a mercearia e loiça no sítio e tudo voltou ao normal dentro da AC.
Chegado a Abrantes, procurei o local de pernoita que consta na base de dados do CampingCar Portugal .
 O sinal de parque para autocaravana (apesar de errado) estava lá, mas autocaravanas nem vê-las.

Sinal com indicação de uma caravana e pernoita até 48h



Por uma questão de segurança, procurei outro local,e acabei por ficar  junto da AS (Área de Serviço). O parque de estacionamento estava quase vazio. No canto duas AC's , uma delas com matricula estrangeira, devidamente estacionada. Outra portuguesa atravessada a ocupar pelo menos uns 3 lugares (sem comentários). Uns minutos depois chegou outra AC. Um modesto "boa noite" e toca de fechar cortinas. Jantar feito e comido, um pouco de leitura e tempo para uma foto.

Aquapolis - Abrantes






Hora de dormir. A alvorada seria cedo para aproveitar o fim de semana.

A manhã de sábado era colorida de cinzento pelo nevoeiro.
Parque estacionamento junto da AS Abrante


Próxima paragem » Dornes.

Chegado a Dornes, aplica-se a máxima "uma imagem vale por mil palavras". E esta é a vista com que fui contemplado a partir da entrada da Vila de Dornes



Para quem visitar Dornes , é totalmente desaconselhado entrar na Vila com a AC. As ruas são estreitas, de grande inclinação, em empedrado e de acesso bastante complicado para veículos destas dimensões. Podem parar uns metros antes na beira da estrada nacional que dá acesso a Dornes, ou logo à entrada assim que começa o empedrado.

Se forem em grupo, do outro lado da estrada nacional existe um enorme parque de estacionamento ( 39º46`02.38"N   8º16`22.73"O)

Parque de estacionamento


A partir do qual podem ter uma vista panorâmica da Vila de Dornes:

Dornes


Podem ainda contemplar (com algum zoom) a torre templária pentagonal e  a Igreja de Nossa Senhora do Pranto:


Torre Templária e Igreja de Nossa Sra do Pranto

Entrado em Dornes sentimos-nos a fazer parte da História. O ambiente é calmo. Poucos habitantes, alguns visitantes e paisagens deslumbrantes. Diria que só estas imagens valem a viagem:



Uma das ruas de Dornes :

Rua em Dornes

Na estrada que dá acesso a Dornes encontra-se uma via sacra. Ao longo de vários km's é possível contemplar 14 cruzeiros, que lembra o maior acto da história da humanidade.
13º Cruzeiro


O 14º e último Cruzeiro



Percorrendo estradas perto de Dornes, estas são algumas das muitas paisagens com que somos contemplados



Finda a visita a Dornes, rumei até Sertã.

Fica o relato para o próximo post.

Nota: Para quem quiser visitar Dornes sem ser de autocaravana, existe a opção de alojamento na Casa Wladival.

Até breve, boas viagens e boas estadias.

1 comentário:

  1. Olá Carlos,
    Dornes é uma vila com paisagens de sonho.
    Adorei o cabeçalho do blog e estou de acordo consigo. Autocaravanismo é mesmo isso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar