quarta-feira, 23 de março de 2011

Melhoramentos

A autocaravana acaba por ser a nossa segunda casa. Uma segunda casa com a vantagem de o ser  na praia ou na cidade, na montanha ou no campo.
Como tal, há que procurar implementar algumas comodidades. Para a vida a bordo, entre muitas coisas essenciais, uma delas é energia. Para além da iluminação, existem outras necessidades no que toca a energia. Um rádio, uma televisão, o ventilador do aquecimento, a bomba de água, etc etc. A célula (parte habitável) possui uma ou mais baterias que suportam todos esses equipamentos. Tal como qualquer bateria necessita de ser carregada.

Em todas as autocaravanas existe um sistema eléctrico que permite carregar a bateria da célula a partir do alternador do motor. Acontece que esta carga só é efectuada quando o motor está em marcha.
E se nos apetecer estar 2 ou 3 dias parados? A carga da bateria vai-se esgotando, e é de todo inconveniente colocar-se um motor a funcionar apenas para dar carga. Não só pelo barulho, como pelo desperdício de combustível, que está quase ao preço do ouro!

Felizmente existe uma fonte de energia inesgotável, limpa, ecológica, e de baixo custo: Energia Solar.
Como estamos em Portugal, um país perito em preços especulativos seja em que área for, e negando-me a pagar os preços que pedem nas casas da "especialidade", há que procurar alternativas mais viáveis. E "especialidade" está propositadamente entre aspas, porque muitas das ditas casas simplesmente nem sabem o que estão a vender. Alguém lhes explicou que se ligarem o fio vermelho aqui, o preto ali e apontarem o painel ao sol aquilo carrega baterias. À parte disso limitam-se a pedir dinheiro como se de um engenho da NASA se tratasse.

Posto isto, e através de um fórum dedicado ao autocaravanismo, tive conhecimento de um companheiro autocaravanista que consegue painéis solares, reguladores de carga, baterias, inversores, etc a preços mais do que justos.
E aqui reside a grande diferença. Não só os preços são mais que justos, como é alguém que se dedica a explorar as potencialidades de todos os equipamentos referentes a energia para uma autocaravana.
Posto isto, era hora de por mãos à obra  e criar essas ditas condições de comodidade a nível de energia na minha autocaravana. E eis os resultados:

Antes:












Depois












Para além da aplicação do painel solar, foi necessário substituir a bateria, por esta ter entregue a sua alma ao criador. Diversas baterias podem ser utilizadas para estes fins, umas melhores que as outras. baterias de ácido normais ou "Deep Cycle", de gel, ou AGM. Como gosto de chorar apenas uma vez o dinheiro investido, optei pela bateria que melhor desempenho tem para esta aplicação: A AGM.

Para tudo isto funcionar, fica a faltar o não menos importante regulador de carga. Este tem por norma ser a parte a que menos importância dão aquando da instalação de painéis solares. Poderia desenvolver explicações técnicas para fundamentar o porquê da importância de um regulador de carga, mas isso seria estender demasiado este post. Sendo assim, de forma resumida e de fácil compreensão, mesmo para quem não tenha conhecimentos electrónicos sobre tensões e correntes eléctricas, um convencional regulador de carga não tira todo o proveito de um painel no seu pico máximo de produção de energia (horas de maior incidência solar). Para isso, é necessário um regulador "inteligente", dotado de microprocessador e tecnologia adequada para um aproveitamento a 100% da produção do painel.

A comprovar esse facto está a primeira experiência prática de toda esta instalação.
Pouco passava das 9h da manhã, num dia de Fevereiro, ainda o Sol apresentava uma incidência bastante oblíqua ao painel solar e já o regulador registava uma carga de 3.4A/h


Os meus agradecimentos ao companheiro Alexandre Chora pelo empenho nesta instalação, e pela sua pesquisa na busca do melhor para o autocaravanismo a nível de energias.

Conclusão: Já não preciso de me preocupar tanto com o consumo eléctrico a bordo da AC, mesmo que esteja parado por vários dias, pois no dia seguinte o Sol se encarregará de repor as energias gastas. 

  E por agora é tudo. Para uma próxima publicação ficará o relato de uma viagem pelo Ribatejo e Beira Baixa.

2 comentários:

  1. Bom dia Carlos,
    sem duvida que ter um painel solar é dos melhores investimentos a fazer numa AC, por sorte a minha "clássica" já tinha um.
    Continuação de boas viagens.

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  2. boa noite companheiro
    adorei o seu blog, até porque também tenho uma LMC liberty, mas a minha é uma 566 e não uma 640 como a sua.

    parabéns pela iniciava, havemos de nos cruzar um dia
    Carlos Marques (de Coimbra)

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